segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

O Poder da Persuasão No Seu Blog

Quer dobrar o seu sucesso em persuadir as pessoas a fazer o que você pede? Quatro palavras simples, e até outras frases com o mesmo significado, mostraram duplicar a taxa de sucesso em dezenas de estudos em todo o mundo.

Quais são essas palavras mágicas? Aqui está uma pista: eles não são, "Mas você precisa!" Ou, "Você absolutamente deve, realmente!" Na verdade, verifica-se que lembrar as pessoas que eles têm a liberdade de escolher faz com que eles sejam muito mais prováveis ​​de serem persuadidos. Esta técnica é conhecida como " Você é livre" (BYAF). Depois de fazer o pedido, simplesmente acrescenta: "mas você é livre para escolher".

Esta técnica tem sido amplamente estudada. Christopher Carpenter da Western Illinois University realizou um meta-estudo de pesquisas mundiais sobre BYAF e apresentou 42 estudos envolvendo 22 mil participantes. A BYAF encontrou o dobro da taxa de sucesso neste enorme conjunto de dados.

A linguagem exata não parece ser importante. Apontar que a pessoa não é obrigada a fazer como você pergunta parece igualmente eficaz. A chave é dar à pessoa a segurança de saber que eles são livres de escolher.

Por que isso não é usado com mais freqüência? Eu acho que BYAF pode parecer contra-intuitivo para pessoas de vendas. Um esforço típico de vendas geralmente se concentra em mostrar como as outras opções do cliente são menos desejáveis ​​ou não funcionam de forma alguma. Para encerrar uma longa discussão persuasiva com um lembrete de que o cliente é livre para escolher parece, à primeira vista, como uma receita de falha. Para alguns vendedores, pode parecer uma falta de confiança em sua solução.

A maneira de usar o BYAF sem parecer desejável é expressar sua opinião confiante enquanto ainda apontando que o cliente é livre para escolher. Por exemplo,

Os números mostram que nossa solução reduzirá suas despesas mensais em 15%. Mas, claro, você é livre para escolher.

Na minha opinião, é importante expressar esse sentimento de forma séria. Implicar que o cliente é livre para escolher, mas seria um idiota para não escolher a sua solução, seria menos provável que funcionasse.

Um cuidado: o BYAF parece ser um pouco menos efetivo nas situações de vendas, talvez devido ao ceticismo geral em relação a qualquer coisa que o vendedor diga. Por outro lado, a BYAF parece funcionar muito bem em pedidos mais altruísta. Por exemplo, voluntários voluntários sem fins lucrativos poderiam dizer,

Eu sei que você seria um excelente tutor e as crianças iriam te amar. Claro, você é livre para fazer sua própria escolha.

Então, da próxima vez que você estiver em uma situação onde você precise persuadir, faça o inesperado: enfatize que a outra pessoa é livre para escolher. Pode parecer arriscado, mas, em média, você terá uma chance muito maior de sucesso!

Existem meios de aprender a persuadir mais amplamente seja em um artigo, vídeo ou postagem em redes sociais. Eu descobri um Ebook que tem sido muito eficaz em ensinar o poder de persuadir. É o E-book Copywriting 3.0 do Jordão Felix.

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